Argiloterapia

Oi meninas!!!

Todas nós já sabemos o quão importante é cuidar da nossa pele; cremes, máscaras, etc. Hoje eu vim falar pra vocês sobre a Argiloterapia e seus benefícios para a pele. Muitas de vocês já devem ter ouvido falar.


O que é
A Argiloterapia, como o próprio nome já diz, é uma terapia que utiliza as propriedades minerais das argilas para o tratamento estético da pele. A argila contém minerais como silício, ferro, magnésio e cálcio que, em contato com a pele, atuam repondo os minerais que ela precisa. Além de ser utilizada em máscaras faciais, a argila pode ser uma aliada nos tratamentos de celulite e gorduras localizadas.

Benefícios da Argila
- Favorece a reprodução celular integral, afinando e clareando a pele; 
- Promove uma suave esfoliação da pele; 
Absorve toxinas e impurezas; 
- Promove a reconstituição dos tecidos; 
- Faz desintoxicação metabólica; 
- Elimina a oleosidade da pele; 
- Elimina bactérias e tem efeito calmante; 
- Suaviza e amacia a pele.

Tipos de Argila
Existem vários tipos de argila, cada qual com sua função; mas hoje vou falar especialmente de duas que são mais fáceis de serem encontradas:

Argila Verde: Indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial. Função: Remover o excesso de oleosidade da pele; nutrir os tecidos com sais minerais e absorver radiação solar, retardando o envelhecimento. Foi a que eu usei na minha pele.

Argila Branca: Indicada para peles sensíveis e desidratadas. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele. Função: Clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. 

Como utilizar
Antes de aplicar a máscara, é importante que a pele esteja limpa, sem maquiagem ou hidratantes. O ideal é que você lave o rosto com um sabonete especial para o seu tipo de pele e se possível, faça uma esfoliação ou use um tônico para limpar profundamente os poros. Em um potinho (que não seja de alumínio) coloque uma colher de sopa da argila em pó e acrescente água mineral aos poucos até obter uma consistência pastosa e grossa. Aplique no rosto, evitando passar muito próxima dos olhos e lábios. Se você utilizar a argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar. Isso é normal. Depois de 20 min (ou até que a máscara seque) retire com água e seque o rosto delicadamente. Você vai notar que sua pele ficou um pouco avermelhada, isso ocorre porque a argila ativa a circulação. Não use cremes ou quaisquer outros produtos no rosto nas próximas duas horas. Pode ser feito uma ou duas vezes por semana.

Onde comprar
Você encontra a argila em forma de cosméticos ou em pó. A segunda opção pode ser comprada em lojas de produtos naturais, supermercados ou farmácias de manipulação. Pra quem mora em Barra Mansa, na loja de produtos naturais Mundo Verde, você encontra a argila verde por R$5,80 (50g) e R$11,00 (250g). 

Bom meninas, espero que tenham gostado de mais esse post da saga “Cuidados com a pele” rs. Deixem sugestões para os próximos posts aqui nos comentários.

2 comentários:

  1. Oiie flor,
    que bacana, aai que delicia deve ficar
    a pele!
    adorei a dica!

    beeijinhos

    http://feminicescorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. amo argila uso sempre

    seguindo flor blog e fan page pode retribuir?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir